Caldas Novas
História de Caldas Novas.
Capital mundial das águas quentes.
Quando de sua entrada pelos sertões dos guaiases em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, descobriu na fralda da serra um ribeirão que mais tarde recebeu o nome de Caldas. Sendo quente suas águas, chamou-lhe a atenção, passando então a acompanhar seu curso até a nascente, que era em uma serra.
​
Encontrando ali vestígios de ouro, contornou a serra, vindo assim a descobrir mais fontes termais para o lado do ocidente. Após encontrar o ouro, Bueno prosseguiu viagem, deixando praticamente esquecidas as águas termais, que mais tarde não deixaram de ser procuradas por doentes.
​
Foram essas águas que deram origem à aglomeração de lavradores, que promoveram meios de fundar uma localidade com assistência religiosa e administrativa. Esse movimento foi dirigido por Martinho Coelho de Siqueira, que requereu sesmaria e passou, por sucessão, a seu filho Antônio Coelho de Siqueira, tendo antes deixado Santa Luzia, estabelecendo-se na região, nas proximidades das Caldas de Santa Cruz.
Grande amador da arte venatória, Martinho Coelho se embrenhava pelas matas e campos à procura de caça.
​
Em certo dia do ano de 1777, embrenhou-se em um bosque, quando sua atenção é chamada pelos ganidos da matilha, que, no ardor da corrida haviam-se lançado em umas águas que se encontravam no caminho. Verifica, assim, serem as mesmas excessivamente quentes.
Foram, então, descobertas as fontes termais que ficaram conhecidas como Caldas de Pirapitinga. Ainda naquele mesmo ano, Martinho Coelho descobre, a 16 de fevereiro, as fontes termais que margeiam o córrego de Lavras, que receberam o nome de Caldas Novas (atualmente ali, se localiza o Balneário Municipal). Ao mesmo tempo, descobriu também ouro em abundância, sendo a razão de haver requerido sesmaria naquela região. Construindo uma propriedade à margem esquerda do córrego de Lavras, ali se estabeleceu, denominando o local de Fazenda das Caldas, dedicando-se à extração de ouro que existia em abundância.
​
Propagada a existência do ouro das Lavras, levas de garimpeiros dirigiram-se ao local no afã de fazer fortuna. O serviço de garimpagem dia a dia tornava-se mais intenso, formando-se grandes lavras ao longo do córrego, pouco acima das fontes.
Por esse motivo, recebeu o nome de córrego das Lavras. Não ·apenas os garimpeiros atraíam os forasteiros como também as fontes termais arrastavam ao local certo número de enfermos.
Com o movimento, foram sendo construídas as primeiras habitações que se enfileiravam ao longo do córrego, nas imediações da fazenda Caldas, formando-se ‘assim a primeira povoação, que fica hoje ao lado oposto da atual cidade de Caldas Novas, na margem esquerda do ribeirão.
O QUE MAIS PODEMOS FAZER
NA CIDADE DE CALDAS NOVAS
Que tal mergulhar em passeios fascinantes com muita descoberta histórica e cultural dos nossos pontos turísticos? Vislumbre a natureza do nosso cerrado, desfrute de belos monumentos e leve na bagagem um pouco de conhecimento sobre nossa cidade.
LAGO CORUMBÁ
Com inúmeras opções de esportes náuticos, o Lago de Corumbá, tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas, a apenas 7 km da região central da cidade, possui aproximadamente 62 km² de águas represadas, local com natureza abundante, que proporciona um passeio ecológico maravilhoso de barco e também diversos clubes à sua margem equipados com bares, píer, passeios de escuna e piscinas com águas aquecidas por caldeiras. É realmente indispensável a visita.
CACHOEIRA DA CASCATINHA
A Trilha da Cascatinha, com pouco mais de 700 metros de extensão, percorridos em aproximadamente meia hora. O final do caminho reserva a beleza de um dos locais privilegiados do parque, a Cascatinha, que encanta os visitantes com sua queda d´água de quatro metros, formando uma piscina natural onde o banho é liberado apenas em determinadas épocas do ano.
PESCAN
Não deixe de conhecer as lindas paisagens deslumbrantes pelas caminhadas nas trilhas ecológicas, feitas exclusivamente acompanhadas por guias, que conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Ainda no tour pela reserva, aprecie a flora e a fauna típicas do cerrado, que conferem cores e formas únicas à paisagem de mais de 123 km2, ao chegar no mirante da Serra, você será recompensado com uma visão panorâmica maravilhosa de Caldas Novas.
CASARÃO
As famosas águas termais são o ouro molhado de Caldas Novas. A história da descoberta das águas termais e do desenvolvimento da cidade podem ser vivenciadas em alguns pontos turísticos preservados na cidade. É o caso do Casarão dos Gonzaga, construído em 1907 para a sede da fazenda do 1º prefeito da cidade e hoje abriga o centro de apoio do artesão. O Casarão é o monumento histórico onde o visitante poderá conhecer a história riquíssima de Caldas Novas.
SERRA VERDE
Um dos pontos turísticos com uma ótima variedade em chocolates, artesanatos, bebidas, roupas e etc. Perfeito para escolher um presente para levar para parentes e amigos. Além de ser uma loja de grande variedade, possui torres de mirante que ficam abertas para visitação, com uma vista geral de Caldas Novas para aproveitar para tirar belas fotos de recordação. Um local agradável para se distrair e conhecer o artesanato e jóias feitas com pedras preciosas.
JARDIM JAPONÊS
O Jardim Japonês foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai, hoje residindo no Brasil. É um lugar de grande significado espiritualista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim. Antigamente, os monges precisavam de espaços especiais para fazer suas orações e meditações. Por isto, usaram elementos da natureza, como as pedras, as plantas e a água, fazendo os mais diversos arranjos. Venha conhecer.
FEIRINHA
DO LUAR
Muito conhecida na cidade pelos moradores e turistas, a Feira do Luar é realizada todos os sábados, domingos e segundas-feiras a partir das 18:00hs. Possuí uma área de aproximadamente 1.000 m2 toda coberta com tendas para o maior conforto de quem a visita. Conta com mais de 150 barracas, que oferecem uma variedade em lanches e pratos dos mais variados gostos e sabores, além do tradicional artesanato sul goiano. Um ótimo lugar para passear com a família.
SERRA DE
CALDAS
Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que está cercado de lindas paisagens naturais onde se desenvolve o turismo ecológico. O Parque Estadual da Serra de Caldas oferece trilhas pelo cerrado e belíssimas cachoeiras, além de conservar o manancial termal, e para quem gosta de estar próximo da natureza, pois além de cerrado preservado, nele é possível visitar um museu de animais empalhados. Os visitantes podem optar também por fazer trilhas.
MONUMENTO
AS ÁGUAS
Aberto à visitação, o Monumento das águas mostra além das belas cascatas e jardins, uma magnífica escultura que deixa todos a pensar o seu significado. Construído pelo Grupo diRoma, proporciona paz e tranquilidade. O barulho das águas lembram cachoeiras e sua estrutura torna-se um agradável e inesquecível passeio entre pedras e cascatas de águas. Prepare sua máquina fotográfica para fazer belas e incríveis fotos deste lugar, com certeza uma ótima recordação de Caldas Novas.
IGREJA MATRIZ
Nossa cidade, assim como nosso estado, possui uma religiosidade muito presente na vida dos caldasnovenses. Confira as datas das Missas de fim de ano: Vigília de Natal - 24/12 as 20:00 no Jubileum. Natal do Senhor Jesus - 25/12 as 08:30, 18:00 e 19:30 no Jubileum. Missa de Natal com os enfermos e idosos - 21/12 as 16:00 na Igreja Matriz. Missa no Jubileum - 31/12 as 19:30. Missa no Jubileum - 01/01 as 08:30, 18:00 e 19:30.
PARQUINHO CENTRAL
Com certeza seus filhos vão amar o parquinho da cidade, com várias opções de brinquedos para todas as idades, e o melhor, tudo isso rodeado a barraquinhas para degustação de sorvete, churros, açaí, pipoca, água de côco e várias outras delícias, sem falar no artesanato que é um show a parte. Localizado no centro de Caldas Novas próximo a praça Mestre Orlando, é sem dúvida um ótimo lugar para passar o fim de tarde e dar uma esticadinha até a noite com a família e os amigos.
PASSEIO DE
TRENZINHO
Que tal um divertido passeio de Trenzinho, entre as várias opções que existem na cidade, todos com temas e cores diferentes para dar uma característica a cada um e alegrar a criançada.
Os guias especializados fazem explicações dos principais pontos e ruas importantes da cidade, além de agitar a galera com as divertidas músicas tocadas no veículo. Os passeios variam de destinos e de duração, podendo ser feito durante o dia ou à noite, dependendo do número de pessoas.
CALÇADÃO
ORCALINO SANTOS
Após muita diversão nas águas quentes de Caldas Novas, não há nada melhor que tomar aquele chope gelado com os amigos e familiares, acompanhado de pratos e petiscos saborosos, como picanha na chapa, pizza, panelinhas, peixe na telha e muito mais, tudo é claro com o famoso tempero goiano. Localizado na Praça Mestre Orlando, são inúmeros bares e restaurantes à sua escolha. Com certeza o Calçadão Orcalino Santos é uma boa pedida para fechar o dia com chave de ouro.